quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Programa Escola nas Férias reúne mais de 3.500 alunos em atividades na região Noroeste

Todas as escolas municipais de ensino fundamental da região Noroeste ofereceram o programa Escola nas Férias para um total de 3.550 alunos. O evento aconteceu na última semana, entre os dias 22 e 26, das 9h às 16h. Os participantes receberam café da manhã, almoço e lanche da tarde com cardápios variados e balanceados, coordenados pela Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional. Ao todo, 17 escolas ofereceram uma programação diversificada, que incluiu oficinas de pintura, artesanato, atividades de esportes e brinquedos dos mais variados tipos, com direito a futebol de sabão, escorregador, pula pula e jump. Os alunos participantes ainda foram agraciados com excursões em parques, museus e ao Jardim Zoológico, entre outras atividades que levaram em conta a faixa etária dos participantes. A cada dia uma atração diferente foi oferecida para que crianças e adolescentes estivessem motivadas e dispostas a interagir com os demais participantes.
O programa, que é coordenado pela Gerência de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte, tem duas edições anuais, realizadas em janeiro e em julho, e possui como objetivo principal oferecer às crianças e adolescentes de todas as comunidades escolares atividades de lazer que contemplem vivências culturais de esportes e artes.
Rita de Cássia Vidigal Alvarenga, da Escola Municipal Arthur Guimarães que atende as crianças e adolescentes das vilas Sumaré, Aparecida e Bom Jesus, disse que o modelo do projeto será estendido às atividades diárias da escola. “O projeto veio para ficar, mesmo sendo realizado em ambiente escolar. Muitas crianças que ficavam com os avós ou sozinhas em casa vieram para brincar, dançar e fazer amizades. Aqui eles também ficam um pouco afastados dos ambientes virtuais que tanto gostam. Além disso, a alimentação saudável e monitorada é melhor, uma vez que sozinhos acabam comendo fora de hora e sem balanceamento, já que muitos pais trabalham”, comentou.
Carolina Falzoni, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira e que participou das atividades todos os dias, disse que participou nos últimos três anos do programa. “Me diverti muito, pois é puro lazer”, disse. Já Richard Kazuki Rabelo, também de 11 anos e que estuda em uma escola particular da região, viu as atividades como uma colônia de férias. “Me diverti muito nos brinquedos e adorei o futebol de sabão. A comida é gostosa e hoje também teve pipoca e algodão doce”, comentou.
Elaine Maria Campos, que coordenou o programa pela Gerência Regional de Educação, afirmou que o Escola nas Férias está virando tradição nas comunidades escolares da região. “Dar a oportunidade de brincar com segurança e fortalecer laços de amizades a crianças e adolescentes que ficam em casa nas férias é essencial nos dias de hoje. Além disso dá tranquilidade para as famílias”, comentou.
 
 
 
 
 
Texto retirado do DOM, no dia 01/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário