quarta-feira, 31 de julho de 2013

Jornais de Escolas auxiliam na prevenção de conflitos e violência


Jornais promovem o diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar


Os estudantes das escolas municipais Edgar da Matta Machado, que fica na região Nordeste, e Hilda Rabello da Matta, que fica na região Norte, desenvolveram, com a ajuda dos professores Geraldo Magela Magnani e Danielle Carvalho, respectivamente, jornais que trabalham o cotidiano da escola e da comunidade escolar.
O “Jornal da Matta” e o “A voz do Hirama” são resultado da participação dos alunos no Projeto Integrado de Prevenção e Atendimento a Situações de Conflito e Violência na Rede Municipal de Belo Horizonte e foram criados com o objetivo de promover o diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar.

Projeto


Desde abril de 2012 a Secretaria Municipal de Educação (Smed) desenvolve, em parceria com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e com a coordenação geral da Gerência de Ouvidoria da Educação, o Projeto Integrado de Prevenção e Atendimento a Situações de Conflito e Violência na Rede Municipal de Belo Horizonte, também intitulado Diálogo Orientado para Mediação (DOM).
A iniciativa é uma resposta às questões relacionadas à necessidade de melhoria da convivência escolar, que foram apresentadas pelas escolas no processo de construção de seus regimentos escolares.
Presente em 30 escolas da rede municipal, o projeto atua em quatro áreas: mobilização de estudantes, de gestores das unidades escolares, de colegiados e na articulação de redes locais.
 
 
 
 
 
 
Texto retirado do DOM, no dia 31/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário