sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Conjunto de ações da PBH tem resultados imediatos na qualidade de aprendizagem dos alunos

Última pontuação obtida pela Rede Municipal de Ensino no Ideb, há dois anos, atingiu as metas que eram esperadas para este ano


Em Belo Horizonte, a contínua melhoria da qualidade do ensino das escolas da Rede Municipal de Educação é demonstrada pela evolução dos números alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb). Os níveis alcançados nesse indicador contribuíram para manter a capital no patamar de cidade com o terceiro melhor resultado do país nos anos iniciais (1º ao 5º) e quarto nos anos finais (6º ao 9º), na avaliação de 2011. A educação municipal em Belo Horizonte superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC)/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tanto para os anos iniciais como para os finais do ensino fundamental. Nos anos iniciais, a meta era de 5,4 pontos, e a rede municipal alcançou 5,6. Nos anos finais, atingiu 4,5 pontos, enquanto a meta era de 4,1 pontos.
Com a pontuação alcançada em 2011, a rede municipal já atingiu as metas estabelecidas para 2013. Das 151 escolas avaliadas no 5º ano, 115 melhoraram ou mantiveram o índice anterior. Em relação ao 9º ano, das 117 escolas que participaram da avaliação, 86 superaram ou mantiveram seu nível de desempenho. A gerente da Coordenação de Política Pedagógica e de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Dagmá Brandão Silva, explica que foi desenvolvido um conjunto de ações junto às escolas, que geraram uma melhoria dos resultados obtidos no Ideb. “As orientações, os encaminhamentos e os instrumentos definidos proporcionaram segurança para trilharmos um caminho quase sempre muito desafiador: a gestão dos tempos e espaços da escola, o trabalho pedagógico e a melhoria da aprendizagem de todos os estudantes”, afirmou.
Gerente de Avaliação de Políticas Educacionais da Smed, Eliani Maria de Brito ressalta que, para aprimorar o resultado na próxima avaliação do Ideb, que será realizada neste segundo semestre, o maior desafio será manter a melhoria de desempenho dos alunos nas disciplinas avaliadas e melhorar as taxas de aprovação da rede municipal. “Nesse sentido, a Gerência de Avaliação de Políticas Educacionais apresentou, recentemente, um estudo do impacto das taxas de aprovação das escolas na composição do Ideb, no intuito de incentivar ações da secretaria e das escolas para melhorar essas taxas”. Ela explica, ainda, que a Prefeitura também avalia seus alunos a partir do Avalia-BH, com a finalidade de acompanhar a evolução do desempenho dos alunos da rede municipal.
Implantado em 2008, o Avalia-BH é um teste que permite verificar o desempenho educacional de todos os alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação. Além da avaliação de desempenho acadêmico dos alunos, o Avalia-BH é composto por avaliações diagnósticas e pesquisas contextuais que buscam situar os resultados a partir de variáveis como o nível socioeconômico dos alunos e o clima escolar, por exemplo.

Acompanhamento


É possível acompanhar a trajetória e os resultados acadêmicos dos alunos em todas as edições do Avalia-BH. Os pais podem acessar o Portal da Avaliação (www.avaliabh.caedufjf.net), mediante uso de senha e login pessoais, para ver os resultados da escola e também consultar o desempenho do teste em todas as edições das quais o filho participou.

Ideb


O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) é um indicador criado pelo Governo Federal, por meio do MEC/Inep, para acompanhar a qualidade da educação básica pública brasileira. O indicador é calculado a partir das taxas de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil. A partir do Ideb, o MEC estabeleceu metas que escolas, municípios, estados, distrito federal e o Brasil devem atingir a cada dois anos até 2021. As informações do indicador devem servir de subsídio para professores, diretores e secretários de educação desenvolverem e colocarem em prática ações e políticas visando à melhoria da qualidade da educação pública em todo o país. 
Texto retirado do DOM, no dia 02/08/2013

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