terça-feira, 30 de julho de 2013

Monitores do programa Saúde na Escola são capacitados em curso de formação

Metodologias utilizadas e trabalhos realizados são apresentados durante encontros

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde, promove desde ontem o 6º Encontro de Formação dos Monitores do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento será realizado até amanhã, das 8h às 17h, no Centro Educacional Professor Arthur Versiani Veloso (rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio).
A formação, que acontece anualmente, tem como objetivo capacitar os assistentes de apoio ao programa Saúde na Escola e equipes volantes de Saúde, além de compartilhar metodologias utilizadas e mostrar os resultados das ações realizadas no primeiro semestre de 2013.
Durante a formação, com a participação de aproximadamente 200 profissionais, serão apresentados os trabalhos de cada uma das nove regionais e suas respectivas escolas. A programação inclui apresentações culturais, mesas redondas sobre os temas apresentados, palestras com profissionais da área da Saúde e uma visita ao Instituto Inhotim, que acontece hoje. Confira ao lado a programação de amanhã. Os projetos que serão apresentados pelas regionais têm temáticas variadas como dengue, sexualidade, violência, obesidade infantil e alimentação saudável.

Programa

O programa Saúde na Escola, instituído pelo Decreto Presidencial 6.286, de 5 de dezembro de 2007, resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Trata-se de uma política que prevê a implementação de ações intersetoriais e em rede. O PSE objetiva proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometam o desenvolvimento pleno de crianças e jovens.
As atividades de promoção à saúde integral dos estudantes prevê a avaliação das seguintes condições de saúde dos escolares: ações de saúde bucal; avaliação anual de saúde (estado nutricional, imunização, crescimento e desenvolvimento, prevenção de doenças e agravos à saúde); avaliação oftalmológica, auditiva, mental, promoção de projetos e ações intersetoriais nas escolas com temas ligados à sexualidade, violência, obesidade, educação para o trânsito, educação ambiental e educação para cidadania, bem como a capacitação das equipes de saúde e dos assistentes de apoio ao PSE nas escolas.

Programação de amanhã:

Manhã

Apresentação: Regionais

Temáticas: Alimentação Saudável – Saúde não se compra – Obesidade Infantil

Local: auditório do 8º andar

• 8h às 8h30 – Apresentação: Regional Barreiro

• 8h30 às 9h – Apresentação: Regional Centro-Sul

• 9h às 9h30 – Apresentação: Regional Noroeste

• 9h30 às 10h – Lanche – Esquete do MobilizaSUS

Exposição de banners

• 10h às 10h30 – Regional Pampulha

• 10h30 às 11h30 – Mediação/mesa redonda 2 - Composição da mesa 2: Representante e da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Smasan) e Márcia Parizzi, da Secretaria Municipal de Saúde.

Tarde

Local: auditório do 8º andar

• 13h às 15h: Mesa redonda 3 com representação da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde: compilação das apresentações, desafios, propostas, planejamento e encaminhamentos.

• 15h30 às 16h: Avaliação, clipping do PSE e entrega dos certificados






Texto retirado do DOM, no dia 30/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário