Programa começa a ser implantado nesta segunda-feira em 840 cidades
Elevar os índices de alfabetização dos alunos matriculados nos anos
iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) nos municípios e diminuir
as taxas de reprovação daqueles que ingressam na rede estadual. Essas
são metas para melhoria da qualidade na educação que Minas espera
alcançar com a expansão do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP),
presente na rede estadual desde 2007. O método começa a ser implantado
hoje em 840 dos 853 municípios mineiros, com a expectativa de atender 6
mil escolas e beneficiar 850 mil alunos. O programa prevê capacitação
continuada de profissionais, acompanhamento dos alunos, distribuição de
material pedagógico e suporte educacional aos municípios. O lançamento
será em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, uma das 10 cidades
que ainda não aderiram ao programa. Outras três não têm ensino com as
séries iniciais.

Reprovação
Com o trabalho em parceria nas escolas e o acompanhamento das
dificuldades dos alunos, a expectativa é melhorar três aspectos do
aprendizado na rede municipal antes que as crianças ingressem no ensino
médio, oferecido pela rede estadual. “É fundamental prepará-las para o
tempo de “mudar de escola”, para se adaptarem às aulas com mais de um
professor e para melhorarem o desempenho escolar, diminuindo a
reprovação”, explica a secretária.
Em Minas, nos anos iniciais do ensino
fundamental, a rede municipal é responsável pela oferta de dois terços
das vagas e o um terço restante fica a cargo do estado. Quando o aluno
chega ao 6º ano, a situação se inverte: as escolas geridas pelas
prefeituras passam a ter um terço e enviam para a rede estadual mais de
400 mil alunos, o que corresponde a dois terços. É nessa transição que a
taxa de reprovação no estado sofre um aumento expressivo, situação que
precisa ser revertida, de acordo com a secretária. “No 5º ano da nossa
rede, a reprovação é de 1,6% dos alunos. No 6º ano, quando recebemos
esse contigente, chega a quase 15%”, afirmou.
De acordo com a
subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete
de Souza Santos, é fundamental que estado e municípios estejam juntos
para trabalhar os problemas de aprendizado no momento certo. “O
intervalo entre o 6º e o 9º anos é o período em que há maior índice de
reprovação na rede estadual e por isso é preciso corrigir as falhas dos
anos iniciais. É importante gerir bem o período anterior”, relatou.
Ela
explica que a frequência do acompanhamento dos profissionais do PIP nas
escolas ocorrerá segundo a necessidade de cada instituição. Aquelas
cujos alunos apresentarem dificuldades nas tarefas diárias ou baixos
resultados nas avaliações educacionais terão acompanhamento mais
frequente, com visitas semanais. As instituições com melhor desempenho
podem ter um intervalo maior entre as visitas.
A capacitação dos
professores começa hoje, em Valadares. Amanhã, o treinamento terá início
em Juiz de Fora, na Zona da Mata e, assim, sucessivamente, cobrindo
todas as regiões do estado. A meta é capacitar cerca de mil educadores.
Atualmente, a equipe do programa conta com mais de 2,3 mil
profissionais.
Números
1,3 milhão de estudantes são beneficiados pelo Programa de Intervenção Pedagógica em mais de 3 mil escolas da rede estadual
850 mil alunos da rede municipal passarão a ser atendidos pelo programa
Texto e imagem retirados do EM, no dia 19/03/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário