terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pronatec oferece cursos profissionalizantes para beneficiários do programa Bolsa Família

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, visa aumentar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, presencial e a distância.
O objetivo é oferecer oportunidades de inserção produtiva para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O critério de classificação básico é ser beneficiário do programa Bolsa Família e ser cadastrado no Cad Único, com perfil do Plano Brasil Sem Miséria. A prioridade é atender pessoas que fazem parte de programas de transferência de renda.
Podem se candidatar maiores de 16 anos, vinculados às políticas de proteção básica, residentes em territórios dos 33 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Belo Horizonte, pessoas com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família e jovens egressos de serviços de convivência. Também podem concorrer aqueles que estão na faixa de proteção especial na área de abrangência dos nove Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que atende casos de alta e média complexidade, como jovens egressos do sistema socioeducativo, população em situação de rua, familiares de crianças em situação de trabalho infantil ou acolhimento provisório, adolescentes e jovens atendidos ou provenientes de serviços de acolhimento ou em cumprimento de medidas socioeducativas.
O programa foi ampliado também para os alunos da rede pública do ensino médio e se estende a bolsistas integrais de escolas privadas, indígenas, quilombolas e mesmo trabalhadores desempregados. Os cursos oferecidos são em áreas como construção e edificações, moda e confecção em materiais diversos, eletricidade predial e de automóveis, mecânica de carros e motos, montagem e manutenção de computadores, idiomas, design, saúde, turismo, gestão empresarial e comércio, artes gráficas, carpintaria, costura de calçados e vestuário, entre outros. Veja no quadro abaixo os detalhes.
Para se inscrever, o candidato precisa estar cadastrado ou se cadastrar no CadÚnico, fazer a pré-matrícula até oito dias antes da data do início do curso na sua regional, no Plantão Bolsa Família, ou em um dos postos do Sine municipal. Após a inscrição, o interessado deve comparecer à unidade onde o curso será realizado para concluir a matrícula e só então a vaga estará garantida. Os cursos começam no dia 12 de agosto e vão até 7 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3277-4827 ou pelo e-mail inclusaoprodutiva@pbh.gov.br.






Texto retirado do DOM, no dia 06/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário