segunda-feira, 10 de junho de 2013

PBH promove campanha contra o trabalho infantil

A campanha “Tem Criança Que Nunca Pode Ser Criança”, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (Smaas), será lançada na quarta-feira, dia 12, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. O ato público de lançamento acontece às 11h30, no coração da Savassi, no quarteirão fechado da rua Pernambuco, em frente à lanchonete Mc Donald’s. O objetivo é que a campanha possa repercutir junto aos estrangeiros e torcedores de outros estados brasileiros que começam a chegar para a Copa das Confederações, que começa no sábado, dia 15, em Brasília – BH recebe o primeiro jogo na segunda, dia 17.
O objetivo é convencer a população que frequenta os bares da cidade a não remunerar o trabalho infantojuvenil, oferecendo esmola ou comida para crianças que estão nas ruas e na noite da capital. A campanha pretende enfatizar também que a sociedade precisa se conscientizar de que este tipo de exploração, além de representar uma contravenção, coloca crianças e adolescentes em uma situação de risco social e pessoal.
O lançamento vai contar com a apresentação do esquete teatral “Crianças na Pista”, da Companhia de Arte Mobilização da Smaas. Agentes públicos e artistas vestidos com a camiseta da campanha vão abordar as pessoas nos bares e restaurantes da região distribuindo porta bolsas e folders com esclarecimento sobre os malefícios do trabalho precoce. Participam do evento agentes da Smaas e das áreas de Educação e Saúde, mobilizadores do teatro e integrantes das comissões operativas locais do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (Pair).
A ideia é que esta campanha seja replicada pelas nove regionais durante os jogos da Copa das Confederações, privilegiando os bares onde há incidência do trabalho infantil. Haverá também uma campanha voltada para o público interno da Prefeitura. Serão impressos 10 mil manuais sobre o trabalho infantojuvenil para profissionais. O material será distribuído para técnicos dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Referência da Assistência Social (Cras), centros culturais, professores da rede de ensino municipal, trabalhadores da saúde, técnicos da rede conveniada e profissionais da rede de acolhimento institucional que atuam diretamente com crianças e adolescentes.

Turma da Mônica

A campanha prevê também afixação de faixas em escolas municipais, centros de referência e outras instituições públicas. Vinte mil revistinhas em quadrinhos da Turma da Mônica, preparadas especialmente para a campanha pelo cartunista Maurício de Souza, também vão chegar ao público infantil nas escolas públicas municipais, bibliotecas públicas, centros culturais e organizações não-governamentais, abordando a temática do trabalho infantil.
Além disso, 25 mil sacolas para carregar alimentos serão distribuídas nas bancas de feira livre do programa Direto da Roça, com ênfase no combate ao trabalho infanto juvenil em Belo Horizonte. Mais informações e a programação completa da campanha podem ser conferidas no site da Prefeitura (www.pbh.gov.br), na página da Secretaria Municipal de Políticas Sociais.





Texto retirado do DOM, no dia 10/06/2013

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