quinta-feira, 13 de junho de 2013

Capoeira favorece inclusão na Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar

Força, agilidade e flexibilidade. Essas são algumas características que vêm à mente quando pensamos em capoeira. Mas na Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar (rua Parnaíba, 30, bairro Providência), na região Norte da cidade, a capoeira oferece mais do que isso. Além de melhorar o condicionamento físico das crianças, trabalha a integração, a inclusão e o respeito aos colegas e à hierarquia. A atividade faz parte do programa Escola Integrada e atende 405 alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos que frequentam as aulas duas vezes por semana. 
Na última semana, mais de 90 crianças e adolescentes participaram do batizado de capoeira, um jogo simbólico entre aluno e instrutor, no qual o aluno demonstra o que já aprendeu e recebe uma identificação própria. A solenidade, realizada na quadra da escola, contou com a participação de pais, alunos, professores e instrutores de outros grupos de capoeira em Belo Horizonte e de Contagem. 
Para o coordenador da Escola Integrada, Gilson Lopes Gonçalves, a oficina de capoeira traz muitos benefícios para o aluno e para o coletivo da escola. “A capoeira auxilia na socialização dos alunos, desenvolve o espírito de liderança e é uma excelente atividade física. A capoeira ainda ajuda na organização e cooperação dos alunos, melhora a concentração, a autoestima e estimula o processo cognitivo das crianças”, comentou.
Aos 12 anos, o aluno Danilo José Marques Borges representou os alunos na mesa de autoridades juntamente com a diretora da escola, Devanir Viana Torres de Oliveira, e o gerente regional de Educação, Jerry Adriani da Silva. Para Danilo, que joga capoeira há um ano, a atividade é mais que esporte. “A capoeira é uma arte de tão bonita que é. Eu ganhei mais agilidade e melhorei a minha atenção. Também aprendi a respeitar a autoridade, pois temos que pedir licença ao mestre para jogar a capoeira”, disse. Para o instrutor Cebola a capoeira é rica em vários aspectos como dança, ritmo, acrobacia, música e socialização. “Para jogar é preciso força, flexibilidade e agilidade. Mas também são necessários coordenação, concentração, percepção e atenção. E essas habilidades são desenvolvidas com o jogo e colaboram muito para a inclusão da criança”, comentou.

Opções variadas

A Escola Municipal Cônsul Antônio Cadar participa do programa Escola Integrada há dois anos e oferece, além da capoeira, aulas de dança, flauta, coral, informática e artesanato. Também são realizadas oficinas de intervenções artísticas, meio ambiente e reciclagem, além de jogos e brincadeiras. Desenvolvida fora do horário regular das aulas, a Escola Integrada oferece ainda acompanhamento pedagógico, atividades esportivas, refeições e passeios. Para este ano serão abertas oficinas de circo, tênis e robótica. 












Texto retirado do DOM, no dia 13/06/2013

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