terça-feira, 14 de maio de 2013

Regional Noroeste mobiliza jovens para o debate sobre seus direitos e deveres

Mobilizar os jovens para debater direitos e deveres que apontem diretrizes para atendimento das demandas juvenis foi o objeto da Pré-Conferência da Juventude da região Noroeste, realizada no sábado, dia 11, na Escola Municipal Dom Jaime, no bairro Carlos Prates. Participaram do evento o secretário regional, Cristiano Lamas, a secretária regional adjunta, Cláudia Márcia de Lima, a gerente de Políticas Sociais, Claudia Melo, Gelson Leite, representante da Coordenadoria Municipal da Juventude e dois jovens, escolhidos da plateia. O encontro serviu também para eleger os delegados da região que irão representar a Noroeste na etapa municipal, nos dias 21 e 22 de junho. Os escolhidos foram Gisleide Martins, eleita delegada titular, e Paulo Henrique Souza, como suplente.
Segundo Cristiano Lamas, a participação de cada um dos presentes é altamente relevante para a construção das propostas definitivas, que serão escolhidas na Conferência Municipal. A partir do tema “Jovem, sua voz pode fazer a diferença”, representantes de grupos culturais, sociais, religiosos e esportivos, além de gestores públicos de diversas áreas da região Noroeste debateram temas ligados aos cinco eixos propostos para o encontro: direitos humanos, trabalho e renda, cultura, qualidade de vida e educação. Os debates priorizaram a integração dos vários grupos participantes na busca de propostas voltadas à efetivação de políticas públicas para a garantia dos direitos e ações que promovam mais qualidade de vida para os adolescentes e jovens residentes na região. Estudantes de Gestão Pública da Fundação João Pinheiro e Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram a mediação dos debates. A participação cultural ficou a cargo do grupo de tambores Meninos do Morro, da Pedreira Prado Lopes, que levantou a plateia com um repertório diversificado de músicas brasileiras.
Gelson Leite, representante do Centro de Referência da Juventude, explicou o papel do órgão no encontro e destacou a importância dos vários grupos presentes no evento. “Meu papel é acompanhar e coordenar o processo, possibilitando um espaço de conforto e segurança para que a juventude da região apresente sua contribuição na construção das políticas municipais”, disse. Segundo Claudia Melo, gerente regional de Políticas Sociais, a meta é superar desafios para programar políticas públicas eficazes para os jovens.
Já Gisleide Martins, que será uma das representantes da Noroeste na Conferência Municipal, afirmou que a conferencia da Juventude foi uma oportunidade de expor e ouvir ideias. “Foram discutidos assuntos importantes, relacionados aos eixos temáticos propostos”, comentou.







Texto retirado do DOM, no dia 14/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário