quinta-feira, 16 de maio de 2013

Escola Integrada da região noroeste desenvolve programa inovador para seus alunos

Alunos do 2º ciclo do programa Escola Integrada da Escola Municipal João Pinheiro (rua Padre Manoel Bernardes, 303, bairro Alto dos Pinheiros, na região Noroeste) participam do projeto inovador Jovem Vigilante. O programa, coordenado pela professora Maria Geralda e pelas educadoras Magda Jeane e Nina França, possui como premissa a educação sanitária para o público infanto-juvenil. Os temas abordados são alimentos, medicamentos, higiene, saúde e vigilância ambiental.
O objetivo principal é estimular a mudança de hábitos a partir de laboratórios e ações realizadas na comunidade escolar, visando à formação de cidadãos mais esclarecidos quanto ao uso responsável de medicamentos e aos cuidados com a saúde individual e coletiva. Há também a preocupação de estimular atenção especial no que se refere à alimentação saudável, hábitos de higiene e orientação quanto à identificação dos riscos do consumo indiscriminado de medicamentos e de outros produtos sujeitos à inspeção da vigilância sanitária. “O programa Jovem Vigilante contribui para o entendimento da saúde como um valor pessoal e social”, afirma a professora Maria Geralda.

Atividades desenvolvidas


De olhos vendados, os alunos lavam as mãos que estavam borrifadas com tinta guache e, depois, observam as partes que não foram lavadas corretamente. Em seguida, é explicada a maneira adequada de se lavar as mãos, além dos danos que a má higienização pode causar ao organismo. A partir destas informações, o aluno pode ajudar a verificar o processo de assepsia, tanto das mãos quanto dos alimentos, em suas atividades diárias, transformando-se em um ‘jovem vigilante’.
Nina Neves França e a educadora Magda Jeane Pereira, ambas da escola João Pinheiro, disseram que o espaço é lugar de adquirir novos conhecimentos e colocar em prática aqueles já interiorizados. “O projeto Jovem Vigilante vem mostrar, de maneira dinâmica, a importância da higienização, da alimentação e da medicação adequada, para que nossos alunos, através do conhecimento e da informação, possam manter uma vida saudável e divulgar os bons hábitos na comunidade”, disse.
Os alunos Marcus Vinicius e Brenda de Souza comentaram que o projeto ajudou a entender ainda mais sobre os hábitos corretos para a conservação da própria saúde. Segundo eles, o Jovens Vigilantes é importante porque os ensinamentos contribuem para uma vida saudável, tanto das famílias quanto das outras pessoas que moram na mesma região.
 
 
 
 
 
 
 
Texto retirado do DOM, no dia 16/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário