quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exposição no Plug Minas mostra diversos trabalhos artísticos de jovens do Projeto Aro

Plug Minas promove exposição de jovens do Projeto Aro e conta com integração entre os jovens e os visitantes



O Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital receberá, a partir de amanhã, na galeria Caminhos do Futuro, a exposição “Detalhes de quem pode mudar o mundo”, do projeto ARO - Formação em Arte, Restauro e Ofícios. A abertura será às 17h e a mostra ficará disponível para visitas até o dia 25 de maio, com entrada franca, podendo ser conferida de segunda a sexta, das 9h às 21h30, e aos sábados, das 9h às 13h. O Plug Minas fica na rua Santo Agostinho, 1.441, no bairro Horto.
O ARO é uma iniciativa da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, pertencente à Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), e trabalha com jovens entre 14 e 20 anos em uma proposta que envolve arte e patrimônio, com foco no desenvolvimento humano, no empreendedorismo, no fortalecimento da identidade cultural e social desses adolescentes. As atividades acontecem em dois módulos: Formação Inicial e Formação Continuada, nas áreas de arte (serigrafia e grafite), restauro (conservação de acervos e papéis e encadernação manuais diferenciadas) e ofício (pintura).
Segundo a curadora da exposição, Gabriela Rangel, as estratégias pedagógicas oferecidas aos jovens valorizam a bagagem individual e coletiva adquirida durante os cursos. “Toda essa experiência promove o exercício da autonomia, promovendo o desenvolvimento de uma visão empreendedora e criativa que tem como base as competências e habilidades específicas de cada área”, declarou.
Na exposição serão apresentados os trabalhos de cerca de 100 jovens, que estão ou que já passaram pelo projeto. Estão incluídas pinturas, cerâmicas, fotos e vídeo, além de placas e protótipos de técnicas tradicionais de construção. No dia da abertura da mostra, das 15h às 18h, diversas oficinas serão oferecidas para os visitantes, como aulas práticas de encadernação com costura japonesa e intervenções em painéis de tapume. Gabriela Rangel diz que o objetivo dessas oficinas é promover a interação entre os jovens do ARO e os visitantes. “Os próprios alunos, com o apoio de professores, irão ensinar os participantes. Será uma troca muito interessante”, afirma. 



Texto retirado do DOM, no dia 10/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário