Mais de mil educadores discutem o papel desse profissional em agenda organizada pela Magistra
As escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana
representam 15% de todas as instituições da rede estadual de ensino.
Juntas elas respondem pelo atendimento de 21% dos alunos da rede em
Minas Gerais. Com foco nesse universo da educação, a Magistra realiza,
durante esta semana, o encontro com os especialistas que atuam nessas
530 escolas. O Encontro é realizado no município de Caeté.
Na
manhã desta terça-feira (12), a secretária de Estado de Educação, Ana
Lúcia Gazzola, ressaltou no ‘Encontro de especialistas de Educação
Básica: Conhecendo e compartilhando experiências’, a importância desses
profissionais junto ao diretor na gestão da escola. “O especialista é
uma figura estratégica para o diretor, pois é ele quem apoia a gestão
pedagógica. Com esse encontro, nos queremos que os participantes ajudem a
planejar o trabalho do especialista em nossas escolas. As discussões
feitas aqui ajudarão a Secretaria a melhor delinear o papel desse
educador nas escolas”.
Mais
de mil especialistas que atuam nas 530 escolas estaduais da ‘grande
Belo Horizonte’ participam do encontro. A agenda com os educadores
inclui também minicursos voltados a temáticas como a elaboração de
projetos e o cuidado com a voz. “O encontro está sendo muito bacana,
pois as inquietações dos especialistas, principalmente as relacionadas
com o seu papel dentro da escola, estão sendo esclarecidas aqui”, avalia
a especialista em educação básica da Escola Estadual João Ferreira de
Freitas, em Ibirité, Margarida Assis Moraes.
Novos contextos educacionais
Ainda
na manhã de hoje, outra palestra realizada no Encontro levou os
especialistas a uma reflexão sobre a constante necessidade desse
profissional se adequar aos novos contextos educacionais. Intitulada ‘O
lugar dos especialistas de Educação nos processos e projetos da
Subsecretaria de Educação Básica’, a palestra foi ministrada pela
subsecretária da área, Raquel Elizabete de Souza Santos e pela
superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil, Maria das
Graças Pedrosa Bittencourt.
Como
exemplos desses novos contextos educacionais estão a necessidade de se
pensar em uma educação inclusiva; em colocar o aluno no centro da escola
e sujeito da aprendizagem e; o direito da família e comunidade
participarem da vida escolar do aluno. “O desafio da modernidade é a
educação inclusiva e de qualidade. Isso é uma tarefa do sistema
educacional, mas também dos demais órgãos públicos, das famílias e da
comunidade”, lembrou Maria das Graças Pedrosa Bittencourt aos
especialistas.
De acordo com a educadora, um especialista deve
possuir características importantes para um trabalho bem sucedido na
escola em que atua. “Ele deve ser um educador, uma pessoa que articula
os conjuntos internos e externos da escola, como os professores e pais. A
parceria e o perfil de líder são outras características que não podem
faltar”, completou a superintendente.
Texto e imagem retirados do site da Secretaria de Educação de Minas Gerais, no dia 14/03/2013
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