quinta-feira, 21 de março de 2013

Comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Secretaria de Educação promove atividades comemorativas ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial



A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Gerência de Coordenação da Política Pedagógica e de Formação (GCPF) e do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR), realiza entre hoje e o dia 29, sexta, atividades comemorativas ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Durante esse período, haverá um curso de formação para os profissionais da Smed e o lançamento do “Caderno Informativo GGPIR”, contendo informações básicas sobre a promoção da igualdade racial na Educação. A programação inclui também uma exposição da artista plástica nigeriana Folashade Ogunlade, intitulada “OwiwiMeji: dois olhares, uma identidade”. A mostra é fruto da parceria entre a Smed e o Instituto Cultural Yorubá, que criou a Owiwi Galeria de Belo Horizonte. O trabalho estará exposto no hall da Secretaria Municipal de Educação, na rua Carangola 288, bairro Santo Antônio, entre hoje e o dia 29 deste mês.
O GGPIR foi criado a partir do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Plampir), que visa articular e planejar as ações nos diversos órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte para, dessa forma, promover mudanças substantivas na vida da população negra.
De acordo com a resolução 026/2010, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de 20 de maio de 2010, a GCPF, por meio do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero, têm como atribuição coordenar esse grupo gestor de trabalho responsável pela implantação do Plano de Promoção da Igualdade Racial na secretaria.

A data comemorativa

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, 20 mil pessoas protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Essa ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
 
 
 
Texto retirado do DOM, no dia 21/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário