segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mais de 700 mil a caminho das escolas

Ainda resta uma semana de férias, mas milhares de estudantes de BH se preparam para retornar os estudos


Aproximadamente 710 mil alunos das redes municipal, estadual e privada do ensino de Belo Horizonte retornam às aulas no próximo dia 4 de fevereiro. Nas unidades públicas, novidades são esperadas para esse ano letivo.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as atividades em BH serão retomadas em 186 escolas e 67 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umei).
Pela primeira vez, todos os alunos de rede municipal irão receber uniformes escolares e um kit escolar, que inclui cadernos, livros de literatura, lápis, régua, borracha, mochila, dentre outros materiais. No ano passado, apenas parte dos estudantes recebeu o kit.

Programa

Já na rede estadual, que conta com 230 escolas na capital e 220 mil estudantes, a novidade será o projeto "Reinventando o ensino médio", realizado desde o ano passado em caráter experimental nas escolas de BH.
O programa será expandido a 122 unidades do interior. A previsão é a de que, até 2014, todas as escolas recebam o projeto, que busca dar um novo significado ao ensino médio, que apresenta alta taxa de evasão escolar.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o programa acrescenta um sexto horário na grade, com diciplinas de conteúdo diferenciado e voltado para o mercado de trabalho.

Particular

Na rede privada conforme o Sindicado das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep), o calendário escolar é livre, desde que sejam cumpridos 200 dias letivos no ano.
São 3.200 estabelecimentos em Minas, sendo 834 escolas em BH e 1.285 na região metropolitana. Ao todo, as unidades particulares somam cerca de 1 milhão de alunos no Estado, 320 mil deles na capital.


Texto retirado do jornal Hoje em Dia, no dia 27/01/2013, caderno Minas, página 23, escrito por Danilo Enerich

Nenhum comentário:

Postar um comentário