terça-feira, 2 de julho de 2013

Projeto Férias na Biblioteca une diversão e cultura em 19 bibliotecas públicas da cidade


A Fundação Municipal de Cultura (FMC) preparou uma programação especial de férias para crianças e jovens em 19 bibliotecas públicas de Belo Horizonte. Durante todo o mês de julho serão promovidas diversas atividades em torno da escrita e da leitura, que acontecem na Biblioteca Infantil e Juvenil de BH, nas bibliotecas regionais e nas bibliotecas dos centros culturais da FMC. Toda a programação é gratuita. Confira os detalhes nesta página.
Contos de fadas, histórias da literatura infantil e juvenil e da tradição oral fazem parte das oficinas literárias, que têm como objetivo promover e valorizar a leitura, especialmente a literária, como uma prática cultural. Na maioria das oficinas, há leitura de textos literários e, posteriormente, os orientadores desenvolvem atividades práticas com o público.
As crianças e jovens também são estimulados a criar. Na oficina “Flipbook: criando livros animados”, coordenada por Vanessa de Oliveira, os participantes aprendem a desenvolver um flipbook, pequeno livro animado, no qual texto e imagem são trabalhados cineticamente. Já na oficina “Como fazer tiras sem ter ideias”, os orientadores Luiz Felipe Garrocho e Ricardo Tokumoto exploram os diferentes formatos de tira, o timing do humor, a expectativa e a quebra de expectativa em busca de construir ferramentas para a finalização de uma tira de humor. Ao final, eles propõem aos participantes a construção de tiras a partir da experiência de cada um.
Fabíola Farias, chefe do Departamento de Coordenação das Bibliotecas e Promoção da Leitura da FMC, classifica as oficinas como um convite à fantasia. “O contato com a literatura nos possibilita o conhecimento de outros tempos e lugares nos permite experimentar a experiência de outras pessoas, além de nos mostrar que as palavras constroem um mundo e um pensamento novo que nos ajudam a viver”, disse.

Bibliotecas Públicas FMC


As bibliotecas públicas geridas pela Fundação Municipal de Cultura oferecem para toda a população, gratuitamente, jornais e revistas para leitura local, empréstimo de livros, acesso à internet, oficinas literárias, rodas e clubes de leitura e encontros com escritores. Nesses espaços podem ser encontradas milhares de publicações, tais como narrativas literárias e por imagem, poemas, romances, contos, crônicas, gibis, histórias em quadrinhos, textos teatrais, informativos, dicionários e almanaques.
Para pegar livros, gibis e revistas emprestados, basta se cadastrar em uma das bibliotecas apresentando documento de identidade e comprovante de residência. Os menores de 12 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis para fazer a carteirinha de leitor. 






Texto retirado do DOM, no dia 02/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário