"O livro didático no Brasil atinge seu propósito quando estabelece uma forte parceria com o professor. Juntos eles podem converter em realidade os mais nobres ideais da Educação", afirma Sérgio Quadros
O livro didático é um valioso recurso para o acesso à cultura e o
desenvolvimento da Educação. Em muitos lares brasileiros, ele é o
primeiro livro, abrindo caminho para o hábito da leitura e o
aprendizado. Ao longo de dois séculos, quando começaram a ser produzidos
no Brasil os primeiros didáticos, os livros passaram por inúmeras
transformações, visando acompanhar as novas dinâmicas em sala de aula e
contribuir para uma aprendizagem significativa. Tais investimentos
refletem o empenho da indústria editorial na incorporação de novas
tecnologias, avanços metodológicos, recursos gráficos, diretrizes
governamentais e no atendimento à demanda de Educadores por materiais de
qualidade e com valores para a cidadania.
No cenário educacional brasileiro, o livro didático é importante
instrumento de apoio ao trabalho do Professor e referência na formação
dos mais de 50 milhões de crianças e adolescentes matriculados em
Escolas públicas e privadas. O Brasil tem um dos programas mais
avançados de aquisição de livros Escolares, que assegura a distribuição
gratuita de milhões de exemplares à rede pública de Ensino. Percorrer
esse caminho, de escala e qualidade, exige da indústria editorial
absorver as peculiaridades e necessidades do cotidiano Escolar no
processo de concepção do livro, envolvendo o trabalho de uma equipe
multidisciplinar de profissionais altamente capacitados e com
experiência em sala de aula.
O processo de elaboração do livro Escolar é mais complexo do que se
imagina. Envolve etapas como a do desenvolvimento de um projeto
pedagógico-editorial; elaboração dos originais; avaliação, preparação,
revisão e edição do texto original; projeto gráfico; pesquisa
iconográfica e de referências para ilustrações; produção editorial e
produção gráfica. Todas elas conduzidas por especialistas que trabalham
para transpor, em linguagem com propósito didático, conteúdos e
atividades que levem à apropriação e construção do conhecimento e ao
desenvolvimento de habilidades e competências nas diferentes áreas do
saber.
A última edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, divulgada em
2012, o mais abrangente estudo sobre o perfil do leitor do brasileiro
realizado pelo Instituto Pró-Livro, também aponta a importância do livro
didático para a formação de leitores. É o gênero mais frequentemente
lido, exercendo, portanto, um relevante papel na difusão do hábito e do
gosto pela leitura. A mesma pesquisa revela também o papel do Professor
como incentivador da leitura: ele é apontado como o principal motivador,
influenciador de crianças e jovens em idade Escolar.
As mudanças que acontecem hoje em sala de aula, como o uso de novas
tecnologias, revisões nas diretrizes curriculares e expectativas de
aprendizagem, impõem desafios constantes à produção do livro Escolar,
que acompanha com sucesso as transformações da Educação nacional. O
livro didático no Brasil atinge seu propósito quando estabelece uma
forte parceria com o Professor. Juntos eles podem converter em realidade
os mais nobres ideais da Educação.
Texto retirado do blog Todos pela Educação, no dia 27/02/2013
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